6 de julho de 2022

Mandarinier, um oásis na Cidade Baixa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Da série: restaurantes que amamos

 

O Mandarinier faz parte da nossa história, digamos, recente. Muitas vezes fomos juntas, noutras separadas, sozinhas ou com outras pessoas. Mas tentamos ir juntas, e quando tem porco no cardápio então, nossa!

E foi isso que aconteceu nessa visita…

 

Aí não tem muito o que dizer, né?

 

Uma quarta-feira qualquer no casarão mais simpático da Cidade Baixa, em Porto Alegre. Sete mesinhas no térreo, outras tantas no piso superior. O casal de queridos donos também pilota a cozinha. Leo (Leonardo Magni) nos principais e Lili (Liliana Andreola) cria sabores cheios de camadas com perfeição, em doces super simples e mega elegantes. No serviço do pequeno salão, o querido Ricardo esbanja simpatia por trás da máscara.

O couvert – que vamos chamar assim porque afinal é assim que se chama o que te recebe logo na chegada – já te ganha no visual, simples e lindo. E então uma entrada que, bah, quiche de moranga com gorgonzola e espinafre, salzinho na medida, massa da quiche nem tão firme nem tão solta – ainda bem que veio apenas uma fatia.

Apetite preparado e domado pro principal, acalmado com uma taça de Sangiovese argentino – aqui uma ressalva: faltam vinhos brasileiros em taça na carta, gurizes.  E vem a estrela, linda, reluzente, sequinha e parecendo muito crocante, bem assentada numa cama de spatzle com molho de mostarda. Agora pensa num filezinho de porco à milanesa na medida: quase um paillard. Dá pra dizer paillard de porco à milanesa, chefs? Se dá, é o que é: e que delícia, que delícia.

Pra fechar com chave de ouro, um doce nem tão doce assim, mas lindo, simples e apaixonante: pudim de cacau e doce de leite, com um amarguinho delícia de maracujá quebrado por uma compota de abacaxi.

Gente, sério: difícil mesmo ter outra quarta-feira igual a essa, hein?

Pensando bem, ainda bem. Pode ser que a próxima seja ainda melhor.

Parabéns, guris: sigam assim

Serviço do almoço, sempre de quarta a sábado (é bom reservar: lota. e com razão)

couvert, entrada, principal e sobre + 1 água sem gás + 1 taça de Sangiovese (Faro, Argentina) = $ 97,90 por pessoa

Mandarinier

Rua Alberto Torres, 28

@mandarinier