Faz uns dias uma dupla de queridos me chamou pra uma das coisas que mais gosto: falar sobre livros e sobre vinhos.
Pois a Taiana Jung e o Rui Marcos compartilham este mesmo amor que eu e, em determinado momento, juntaram as duas coisas. Assim nasceu assim o livro “Contos de Vinho” que, asseguro, é uma delícia.
Mas então pra comemorar o primeiro ano do lançamento, resolveram organizar uma série de lives com autores, escritores, jornalistas, pessoas que, de uma forma ou de outra, fazem do vinho assunto pros seus escritos.
E então bah, que tri, me chamaram: tá aqui o link, espiem a conversa que ficou gravada no insta da dupla. Aliás, sigam lá, é joia.
Bem, na conversa foram várias dicas de livros, que depois viraram um post – clique aqui pra ler – e agora se transformam em um texto aqui, com umas info a mais sobre cada título – e o caminho que te leva até eles, é só clicar no título. Escolham um(ns) bom (ns) vinho (s) e divirtam-se.
– Steven Spurrier, a life in wine
Pra quem não sabe, o Spurrier foi o cara que botou no mundo os vinhos californianos. Por que? Porque foi ele que inventou o Julgamento de Paris.
(edição Academie du Vin)
– Vinho para iniciantes e iniciados, por José Osvaldo Albano do Amarante
Aula prática pra todos, curricular na ABS-RS, prático básico e simples de ler.
(edição Mescla Editorial)
– Oro en los viñedos, por Laura Catena
Lindo, lindo, lindo. Pequenas histórias que contam sobre vinhedos tradicionais do mundo: a edição de capa dura é pra colecionador
(edição Catapulta)
– Os ignorantes, por Étienne Davodeau
Outra obra que brinca com quadrinhos e textos. Dois profissionais de áreas diferentes se encontram em sua ignorância. E fazem dessa conexão uma linda história.
(edição WMF Martins Fontes)
– Hospitalidade e negócios, por Danny Meyer
O cara que transformou os negócios de gastronomia em Nova Iorque. E por consequência porque não dizer, do mundo? Danny Meyer, um empresário admirável.
(edição Novo Conceito)
– Contos de vinho, por Taiana Jung e Rui Marcos
Rótulos contam histórias, e são histórias diferentes das que costumamos ler quando localizamos as fichas técnicas de cada vinho, por exemplo. E são estas curiosas histórias que Taiana e Rui nos contam nessa pequena grande obra.
(edição Máquina de Livros)
– Cork dork, por Bianca Bosker
O livro que todo mundo que gosta de linho tem que ler. O livro que te diz que sim, se tu gostas de algo tens de mergulhar de cabeça e ir atrás porque vai dar certo. E se já chegamos até aqui, é porque deu.
(edição SESI – SP)
– Vinho do novo mundo e 101 vinhos brasileiros, por Michael Waller
Um guia|livro de consulta|roteiro|livro de crônicas escrito por um enófilo completamente apaixonado pelo que faz. Um livro pra ler sempre acompanhado por uma garrafa e uma taça.
(edição do autor)
– The south america wine guide, por Amanda Barnes
Lindo, robusto, completo, surpreendente. E essa é uma definição simplíssima do livro da jornalista inglesa Amanda Barnes, que mora há anos em Mendoza, na Argentina.
(edição Academie du Vin)
– O julgamento de Paris, por George Taber
O livro que te apresenta para o Steven Spurrier, lembra, o primeiro da lista? Ele que se deu conta da qualidade que os vinhos produzidos na Califórnia estavam apresentando, então organizou um evento de degustação, às cegas, que ficou conhecido como “O julgamento de Paris”. Foi uma revolução no mundo do vinho.
(edição Campus)
– A incrível história do vinho, por Benoist Simmat e Daniel Casanave
Essa lista tá cheia de livros lindos…e esse é mais um deles. Uma edição muito bacana que conta a história do vinho em quadrinhos. Perfeita pra quem já quer apresentar esse maravilhoso mundo pros filhos e netos.
(edição L&PM)
– Wine folly, por Madeline Puckette e Justin Hammack
Um jovem clássico. Livro que todo apreciador de vinho deve(ria) conhecer. Fácil de entender, de compreender, ricamente ilustrado, didático e de excelente leitura
(edição Intrínseca)