Estas receitas nasceram de erros, sabiam?
Tarte Tatin – Porque Stephanie, uma das irmãs Tatin, só de deu conta que esqueceu da massa quando a forma já estava indo ao forno com as massas. Não teve dúvidas: botou a massa por cima mesmo e voilá, nasceu um clássico.
Petit gateau – Porque, dizem, um aprendiz aqueceu demais o forno para fazer bolinhos e a massa assou apenas por fora, deixando o chocolate derretido por dentro.
Cookie – Porque faltou chocolate na receita de biscoitos de Ruth Graves Wakefield e assim ganhamos aqueles pedacinhos incríveis.
Tofu – Porque um cozinheiro derrubou nigari em um pote de leite de soja, que talhou.
Doce de leite – Porque uma cozinheira se distraiu e deixou tempo demais a mistura de leite com açúcar no fogo.
Sim, receitas ou ingredientes de alguns pratos deliciosos que degustamos ou preparamos por aí, nasceram de erros, falhas, atalhos, distrações, pequenos “deslizes” na cozinha, digamos.
Porque na cozinha – como na vida, aliás – a atenção deve der plena.
Mas como em tudo, muitas vezes não é.
A lista acima serve para afirmar que sim, mesmo de um erro ou de uma desatenção, podem nascer coisas boas, excelentes até.
Lembrei destas receitas clássicas ao me deliciar com o livro “Tô frito – uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha”, escrito pelas jornalistas Luciana Fróes e Renata Monti. A dupla, super especializada em gastronomia, chamou uma brigada de primeira pra confessar, imagino que entre risadas, seus erros que se transformaram em sucessos.
Olha só quem as gurias entrevistaram:
Claude Troisgros Alex Atala Roberta Sudbrack
Rogério Fasano Roberta Ciasca Pedro de Artagão
Felipe Bronze Pedro Siqueira Flávia Quaresma
Zazá Piereck Edméa Falcão Guga Rocha
Jan Santos Zé Hugo Celidônio Onildo Rocha
Thiago Castanho Morena Leite Elia Schramm
Janjão Garcia
Fica a dica pra um dia quente de verão, à beira da piscina.