Da série: restaurantes que amamos
O primeiro local da nossa série “Restaurantes que amamos” é o mais recente em nossa história. E é o mais recente só porque é o mais novo – completa 4 anos de vida em agosto de 2022.
E resolvemos começar pela Dionisia porque é um dos lugares que mais gostamos de almoçar em Porto Alegre, onde podemos ser encontradas com alguma frequência. Sabe quando combinas algo com alguém e não precisas dizer onde? Pois é isso: é daqueles lugares que não precisamos dizer “nos vemos lá”. Quando não dizemos onde é, é lá.
Porque a Dionisia é daqueles lugares que parece que frequentamos a vida toda: aqueles que quando entramos parece que sempre estivemos ali, sabe? Pois é mais ou menos isso que sentimos quando estamos lá.
E uma das tantas coisas legais – e na nossa opinião uma das principais qualidades da casa concebida pela Jaque Meneghetti – é que a Dionisia é daqueles restaurantes que não temos hora pra chegar muito menos pra sair. Pelo menos uma ou duas vezes por mês podes nos encontrar almoçando por lá, seja aproveitando um agradável dia no deck ou no salão pra degustar bem devagarito alguns dos vinhos das 64 torneiras.
Mas o legal da Dionisia, achamos, começa na rua. A fachada com as plantas é uma das mais belas imagens da Padre Chagas, uma das ruas das mais bacanas do Moinhos de Vento. E à noite, quando as luzes se acendem então, bah, fica mais linda ainda. Logo na entrada o Marcelo recebe todos que chegam com um sorriso no rosto, o que deixa tudo ainda mais agradável.
A escadinha que te leva pro salão principal já é quase um ambiente à parte – e volta e meia topamos com pessoas fazendo fotos ali, num cenário, podemos dizer – porque não? – super instagramável: como aliás, a casa toda, né?
Porque cada espaço é lindo: o térreo, que também tem incríveis torneiras de vinho, e o salão principal, com um monte de delas, com rótulos do mundo todo, uma festa pra quem é fã da bebida – e um incentivo pra quem não conhece nada, mas quer aprender.
Mas além do vinho, a Dionisia tem uma gastronomia sensacional. Durante a semana aquele almoço que somos fãs, com diversas opções – nós aqui discordamos entre os prediletos, Parmegiana pra Mattos e Picadinho pra Porto – e aos sábados criações super inspiradas do chef Douglas Barcellos, da Juli e de toda talentosa equipe da cozinha. Aliás, nos sábados o almoço é mais especial ainda, porque é harmonizado – cada uma das três etapas do cardápio já vem com uma sugestão de harmonização com um vinho que casa perfeitamente com o prato criado.
Poderíamos ficas aqui relatando todas as delícias que já provamos na Dionsia, e dando vários motivos pra quem não conhece ir – e pra quem já foi repetir. Mas concordamos em deixar cada um fazer sua escolha e descobrir o que mais gosta.
Desde que comece pela Carbonara.
Tá bem, aquela tábua linda do Denver…
Massa negra com camarão? Tá, pode ser.
Chega.
Vá até lá, prove, depois venha nos contar a tua opinião.
Padre Chagas, 314
de segunda a quarta, das 11h45 às 23h
de quinta a sábado, das 11h45 às 23h30