Depois de gravarmos o Episódio 36 da Temporada 5 do QSP – O amor é lindo, com o super inspirador casal Fracaro, clique aqui pra assistir, caímos de vez na barrica. No insta @quasesempauta sugerimos vinhos, demos uma baita lista de livros e mostramos as capinhas. Aqui contamos uma ou outra coisa sobre cada um deles, pra te dar vontade de te esparramar no sofá, puxar uma coberta e começar a leitura.
Ah, nos títulos dos livros tem os links pra cada um deles também.
Antes de se acomodar, lembre de sacar uma rolha e servir a tua taça.
Divirta-se!
A incrível história do vinho, por Benoit Simmat e Daniel Casanave
Que história! O vinho desde antes do mundo ser mundo, todo ilustrado, em quadrinhos, numa linguagem simples, fácil e super atrativa. Sabe daqueles livros que nos ganham no primeiro olhar? Esse certamente é um deles. Cheio de curiosidades e lendas tipo: sabias que há quem afirme que a árvore proibida do Jardim do Éden na real não era uma macieira, mas sim uma videira?
Vinhos, degustação, elaboração e serviço, por Adolfo Lona
Um livro incrível – e hoje também uma raridade, pois é bem difícil de achar – escrito pelo enólogo Adolfo Lona, personagem histórico do vinho brasileiro. Na obra, características de uvas, princípios de elaboração de vinhos, vocabulário mais usado. Um livro didático simples e muito prático para quem quer ter uma visão geral sobre o tema.
Oro em los viñedos, por Laura Catena
Outro livro visualmente apaixonante. Em cada capítulo, a história de um importante vinhedo do mundo, lindamente ilustrado, com ricos detalhes e informações super interessante. Um livro pra passar dias e dias descobrindo detalhes em cada imagem.
101 vinhos brasileiros, por Michael Waller
Já entrevistamos o autor e no papo ele nos contou um pouco sobre o livro, podes conferir aqui. O 101 vinhos é um delicioso guia que mistura crônicas, com dicas e roteiro de viagem, tudo ao mesmo tempo. É e uma bela lista de rótulos a serem conhecidos, pra se descobrir que o Brasil é imenso, e produz vinhos incríveis. Aliás, tu conheces o Brasil de Vinhos? Clica aqui e vai lá, quase todas as vinícolas do livro estão por lá – e mais umas 200 além destas….
Contos de Vinho, por Taiana Jung e Rui Marcos
Pequenas histórias que desvendam o que há por trás de cada rótulo. Informações sobre a vinícola, sobre as uvas, ou sobre a ideia por trás da criação do nome daquele rótulo e a imagem que o ilustra. E um dos mais lindos ali, na nossa opinião, com certeza é o rótulo do vinho Salamanca do Jarau, da vinícola Routhier e Darricarrère, de Rosário do Sul (RS). O rótulo leva o nome de uma lenda gaúcha, a Teiniaguá, imortalizada no romance “O Tempo e o Vento”, de Erico Verissimo, e que na garrafa ganhou lindos traços feitos pelo artista Gelson Radaelli.
Expert em vinhos em 24 horas, por Jancis Robinson
Perfeito pra dar de presente e perfeito pra não fazer feio antes de visitar aquele amigo que sabe tudo de vinho – atenção aqui: ninguém NUNCA vai saber tudo sobre vinho. Dicas, toques, erros, acertos, atalhos e ensinamentos daquela que é considerada a mais importante escritora de livros sobre vinho no mundo.
O Julgamento de Paris, por George M.Taber
O resumo do livro, em uma frase: Um inglês, comerciante de vinhos na capital francesa, impressionado com a qualidade de alguns vinhos californianos, queria apresentar os rótulos aos europeus.
O resultado disso, em outra: Em maio de 1976 uma avaliação às cegas, em Paris, começava a revolucionar o mundo do vinho.
Leiam.
A Viúva Cliquot, de Tilar J.Mazzeo
Pra finalizar, bubbles. A história da viúva mais famosa do mundo, que elevou a categoria da bebida que até hoje é sinônimo de festa e celebração: o champagne. A história de Barbe-Nicole é incrível, tem amor, morte, guerra, superação e sucesso. E tem também invenção: foi a viúva que desenvolveu o remuage, um método transformou a história da bebida.