28 de junho de 2022

PORQUE AMAMOS PORTO ALEGRE NO INVERNO…

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entre outras coisas, porque é cheia de parques e praças pra pegar um solzinho…

Porto Alegre, dizem, é a cidade mais arborizada do país. Tirando o bairrismo – que a gente assume e se diverte – o fato é que a capital gaúcha tem muito verde, na verdade vários tons de verde. E o morador da cidade adora aproveitar o solzinho no inverno pra se esquentar comendo uma berga ou tomando um mate com os amigos. Por isso o Quase Sem Pauta lista aqui lugares especiais ao ar livre na cidade. Prepara o mate, bota o casaco e vai curtir Porto Alegre no frio.

REDENÇÃO:

O maior parque da cidade tem mais de 85 anos e quase 40 hectares. O nome oficial é Parque Farroupilha, mas como o porto-alegrense adora um apelido virou a “Redenção”. Recebe diariamente centenas de pessoas de todas as idades para passear, praticar exercícios ou mesmo para trocar o Bom Fim pela Cidade Baixa. Aos domingos tem o Brique e em dias de shows fica movimentado, já que abriga o Auditório Araújo Vianna. E agora celebra a abertura de um espaço de lazer e gastronomia, o Refúgio do Lago.

PARCÃO:

Localizado próximo aos bairros Independência, Moinhos de Vento e Auxiliadora, este é o parque preferido de muita gente. Já foi hipódromo e lugar de treinamento do Grêmio, num passado remoto. Como sempre, o porto-alegrense trocou o nome oficial de Parque Moinhos de Vento pra “Parcão”. E por ali aproveita o espaço pra praticar exercícios, dar uma pausa da correria do dia-a-dia ou admirar a réplica do moinho açoriano, cercado por um lago artificial cheio de tartarugas e patos. E pouca gente sabe mas lá no Parcão tem a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah com cerca de mil livros.

PARQUE MOACYR SCLIAR:

O Parque Moacyr Scliar, também chamado Parque do Gasômetro, é uma novidade da cidade. Fica pertinho do centro histórico às margens do Guaíba e integra o chamado “Trecho 01” da nova e linda orla da cidade. Inaugurado em 2018, tem o projeto assinado pelo arquiteto Jaime Lerner e inclui restaurante panorâmico, além de vários bares, passeios, ciclovias, mirantes, quadras esportivas e ancoradouro para barcos de passeio. Muito usado pela população inclusive à noite, para prática de esportes e encontro com amigos. O nome é uma homenagem ao falecido escritor Moacyr Scliar.

PRAÇA DA ENCOL:

O nome oficial é Praça Carlos Simão Arnt, mas é conhecida por Praça da Encol, em função de uma construtora que remodelou a área e depois faliu. É uma das mais conhecidas praças da cidade e fica na avenida Nilópolis, zona leste de Porto, no Bela Vista. Tem mais de 25 mil metros quadrados e possui três quadras poliesportivas, cancha de bocha coberta, playground e muito espaço para caminhada e corrida, além de lugares de descanso. Virou point de quem gosta de praticar beach tênis e sedia vários shows e festas ao ar livre.

PRAÇA PROVÍNCIA DE SHIGA:

Entre as avenidas Cristóvão Colombo e Plínio Brasil Milano fica essa praça que foi um presente do governo japonês ao Rio Grande do Sul. Apesar de pequena, é linda e considerada uma joia rara da capital gaúcha. Tem um pequeno lago, uma ponte e uma cascata, lembrando os belos jardins japoneses. É um espaço cercado que tem horário especifico de funcionamento, mas vale a pena se organizar para conhecer.

JARDIM DO DMAE:

Fica numa das ruas mais movimentadas da cidade, a 24 de outubro. É a sede da Estação de Tratamento de Água do Departamento Municipal de Água e Esgoto, o DMAE. Não tem estudante de Porto Alegre que não tenha ido fazer uma visita pra entender como é o tratamento de água da cidade. E os mais crescidinhos aproveitam pra passear pelos belos jardins inspirados em Versailles pra fazer fotos e piqueniques. É praticamente o jardim particular da Porto porque a navecomunica, empresa dela e da Maldo, fica na rua lateral 🚀

PRAÇA JOÃO BERGMAN:

Apesar de ficar escondida na Vila Assunção, um bairro residencial que margeia o Guaíba, não tem morador da zona sul que não conheça e não adore a Praça João Bergman. Ela é simpática, linda e cheia de árvores. ótimo lugar para tomar um chimarrão, brincar com as crianças e passear com o cachorro. Nos finais de semana está sempre lotada. Há uns anos a Mattos e o Menega costumavam ser vistos por ali, sempre por ali correndo atras do Valentim e do Antonio.

 

 

Imagens: Creative Commons, Trip Advisor